“Fiquei extremamente sensibilizada, quando vi em um programa de TV, a história de uma menina diagnosticada com 6 tumores na cabeça e que ficava especialmente triste com a queda dos cabelos. Essa menina se transformou e permitiu a interação e a aproximação da equipe médica, quando recebeu uma boneca carequinha igual a ela.”
Gigi Carvalho, Presidente da Associação Bonecar
Após 30 anos na área de organização de eventos médicos, Regina Carvalho, Gigi como gosta de ser chamada, volta a trabalhar ao lado de profissionais da saúde com um novo propósito, dedicando esforços para pacientes, com apelo do amor ao próximo, solidariedade e impacto social na área da saúde.
Em 2015, assistindo a um programa de televisão, Gigi conheceu o projeto Bonecas de Propósito, criado pela carioca Fernanda Candeias, que consistia na produção de bonecas “terapêuticas”, de pano, para serem doadas a crianças em tratamento de saúde em instituições hospitalares.
A convite de Gigi, em 2017, Fernanda veio a São Paulo para treinar uma equipe de 25 voluntárias, iniciando o núcleo do projeto Bonecas de Propósito em São Paulo.
Encantada com os resultados obtidos com o uso de bonecos terapêuticos e reconhecendo a importância de criar novos projetos de humanização na área da saúde para gerar maior impacto social, Gigi Carvalho, contou com o apoio da advogada Andressa I. Martins e a empresária Elaine Nunes, e juntas decidiram fundar, em 2018, a Associação Bonecar.
E deste workshop foram desenvolvidos bonecos para 5 causas onde denominamos os Bonecos Terapêuticos como: Bonecos do Câncer Infantil, do Bonecos do Câncer Ocular, Bonecos Cardiopatas e Bonecos do Nefros.
Tamanho sucesso que em setembro de 2019 o programa de humanização com bonecos terapêuticos foi batizado de Projeto Bonecar, foram criados novos bonecos, os Bonecos Albinos em apoio à causa Albinismo e as Bonecas da Amamentação para promoção do aleitamento materno.
Ao longo dos anos aconteceram também novas sugestões dos profissionais de saúde e novos pedidos foram feitos para as causas de Dermatite Atópica, Trasplantes Hepáticos, Síndrome do Intestino Curto e Colostomizadas, e, assim, em 2022 chegamos com 10 tipos de bonecos terapêuticos produzidos. Uma conquista!
O Projeto Bonecar tem um objetivo muito simples e claro, de beneficiar crianças internadas em hospitais concedendo mais alegria e qualidade de vida durante tratamentos hospitalares.
Os bonecos terapêuticos são poderosas ferramentas de conexão entre crianças, médicos, familiares e todos os envolvidos em busca da cura.
Conquistas e Resultados
100%
dos profissionais dos hospitais que já aderem ao Projeto Bonecar recomendam a terapia de bonecos.77%
de identificação dos pacientes com os bonecos terapêuticos nos hospitais parceiros.
88%
perceberam melhora na adaptação/ aceitação das crianças (ou puérperas) sobre a sua condição e do tratamento/internação.Instituições atendidas em 2020
- Hospital do Coração – HCor
- Hospital Infantil Darcy Vargas
- Hospital Samaritano
- Instituto da Criança – ICr HCFMUSP
- Instituto do Coração – InCor HCFMUSP
- Instituto do Tratamento do Câncer Infantil – ITACI
- Santa Casa de Misericórdia de SP
- Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte
- Hospital Menino Jesus – SP
- Hospital Amparo Maternal – SP
- Hospital José de Alencar – DF
- Hospital do Amor – Barretos -SP
- Hospital GPACI – Sorocaba – SP
- Hospital do Servidor Público – SP
Intituto Dante Pazzanese de Cardiologia – SP
Quais são os tipos de bonecos terapêuticos do Projeto Bonecar?
Existem atualmente 8 tipos de bonecos terapêuticos que ajudam as crianças no entendimento e compreensão das enfermidades e auxiliam profissionais da saúde.
Cancer Infantil
Cancer Ocular
Cardiopatas
Nefros
Dermatite Atópica
Transplante Hepáticos
Albinos
Bonecas da Amamentação
Como posso contribuir para o projeto bonecar?
Você pode contribuir com ajudas financeiras através de doações e contribuir em nosso voluntariado.
O Projeto Bonecar precisa de ajuda constante por ser um projeto anual e cíclico. Crianças não param de chegar aos hospitais com diferentes tipos de enfermidades: câncer, cardiopatias, doenças renais, doenças de pele, hepáticas, dentre outras.