A Santa Casa de São Paulo promoveu a 11ª edição da Semana Mundial do Aleitamento Materno com o objetivo de empoderar mães e pais e favorecer a amamentação, hoje e para o futuro.
Pela primeira vez a Associação CasAzul participou do evento entregando 110 bonecas de pano como instrumento terapêutico para tratamentos humanizados dentro do hospital e para o Instituto da Criança.
São muitos os benefícios deste modelo de aproximação. A boneca terapêutica também conforta e traz benefícios às mamães que não podem ou têm dificuldade em amamentar seus bebês recém nascidos hospitalizados, daí a criação da boneca da amamentação.
O Projeto Bonecar tem por objetivo despertar identificação em crianças que recebem tratamentos complicados como quimioterapias, hemodiálise e tratamentos de longa duração dentro de hospitais. Um importante recurso terapêutico, que facilita a aproximação do médico na realização de procedimentos em crianças.
As mães sentiram-se emocionadas e homenageadas pelas bonecas. Entenderam a importância do aleitamento materno. Os pais que estavam presentes no momento da entrega apresentaram reações surpreendentes . Muitos sorrisos, lágrimas de emoção, gratidão e inclusão!
– Relata Dra. Maria Augusta Alves, médica da Santa Casa e coordenadora do programa de tratamentos humanizado no hospital.
Devido ao resultado positivo do uso da bonecas nos tratamentos humanizados, a CasAzul recebeu novos 60 pedidos de confecção de bonecos para a 12 Semana da Amamentação para o ano de 2020 na Santa Casa.
O sucesso desta ação estendeu-se também com um novo pedido do Hospital do Coração. Muitas crianças recém nascidas fazem cirurgias do coração e para alimentar seus bebês, as mães fazem ordenha de leites e amamentam seus filhos via sonda, já que não podem carregar os pequenos para alimentá-los no colo.
_____________________________________________________________________________________________
Leia Também: 6 Lindas Causas do Projeto Bonecar para Apoiar